Agência Pulsa

Muitos ainda têm dúvidas sobre o que é landing page. É essa sua dúvida? Você sabe quando e como usar uma landing page em sua estratégia digital?

Estamos falando de uma ferramenta online que se tornou uma excelente escolha para uma empresa que deseja conquistar mais leads e aumentar a sua taxa de conversão.

As landings pages são páginas de conversão, onde há elementos que desperte o usuário de um site para fazer algo. Quer saber mais sobre essa ferramenta estratégica? Acompanhe a leitura!

O que é uma landing page?

Sobre o que é uma landing page, saiba que é uma página de vendas, ou seja, é uma ferramenta usada para impactar uma pessoa e gerar a conversão (decisões que aproximem o usuário para uma ação de compra etc) ou leads. É conhecida ainda por página de aterrissagem.

Por isso, ao elaborar uma landing page você precisa ter todos os elementos que possibilitem a conversão. Esse mecanismo é muito usado por quem trabalha com o marketing digital.

Resumidamente, trata-se de uma pequena página online estruturada com os gatilhos e os elementos estratégicos para levar à conversão.

Quando essa página não é usada para venda, ela possui um formulário estruturado no sentido de gerar alguma conversão, como:

  • Pedido de orçamento;
  • Solicitação de acesso em algum material ou conteúdo, como e-book, uma planilha ou outro tipo);
  • Assinatura de newsletters.

Uma landing page deve ser estratégica para gerar o interesse, a curiosidade e provocar algum desejo na pessoa que se depara com essa página de conversão.

Sendo assim, uma página como esta precisa ser clara, concisa e bem estruturada com os elementos chaves. Continue a ler e aprenda mais!

Por que você precisa de uma landing page?

Você vai precisar usar uma landing page porque, geralmente, um site ou página comum de internet é carregada de menus, informações, links, barras laterais, banners e outros.

Sendo assim, ao usar uma landing page, você estará se voltando para capturar o foco ou a atenção do usuário, levando-o a se converter conforme sua necessidade.

Saiba que uma landing page gera mais conversões do que uma página comum.

Por exemplo, uma landing page da Udemy convida o usuário a conhecer e explorar todos os cursos oferecidos pela plataforma.

Então, toda a frase ou texto dessa página online está voltado para despertar a curiosidade ou desejo do usuário, fazendo-o clicar num CTA (call- to-action).

Por isso, é que você precisa de uma landing page, pois seus esforços e ações de marketing terão mais resultados.

Landing page: como e quando usar?

Afinal, quando como e quando usar uma landing page? Pois bem, uma página dessa categoria deve descrever bem uma oferta no sentido de vender uma ideia.

Deve ainda ser estruturada para eliminar pontos de dúvida em relação a um produto ou serviço. Por isso, ao fazer uma landing page, descreva as vantagens de sua oferta de uma maneira clara.

Assim, você estará estimulando a conversão, que é o principal objetivo de uma página dessa modalidade.

Veja como e quando usar uma landing page, pois isso é importante para ter sucesso na sua estratégia de marketing digital:

1) Como call-to-action no seu site

Essa é uma forma mais usual de uma landing page. Como a página inicial do seu site é a mais visitada, é necessário incluir uma página de aterrissagem levando o visitante para uma oferta.

Essa oferta vai depender do seu objetivo pretendido, que pode ser levar para conhecer um produto ou para baixar algum conteúdo estratégico, por exemplo.

Sendo assim, é necessário inserir a call-to-action, que é um estímulo à ação do usuário que chegue ao seu site.

2) Para captura de leads

Quem deseja prospectar consumidores, essas páginas de conversão podem ser usadas para isso, pois é possível obter informações úteis de possíveis clientes.

Isso estaria relacionado aos dados de contato, como email, telefone, profissão ou ramo de atuação. Em troca, você pode ofertar um conteúdo atrativo.

Então, se você deseja trabalhar seu funil de vendas, poderá aumentar sua lista de leads para iniciar um relacionamento com seu potencial cliente.

3) Para vendas

Uma landing page pode ser usada para realizar vendas, então seu potencial cliente estará sendo direcionado para o estágio final do funil de vendas.

Por isso, uma página como esta deve ser montada para levar à conversão em vendas. Assim, o cliente precisa ver informações úteis e convincentes a respeito da oferta que está sendo promovida.

Então, o ideal é que uma página para vendas seja resumida, que quebre objeções e que tenha todos os benefícios e provas sociais em relação ao produto, seu uso e eficácia, por exemplo.

4) Para divulgar ou promover um evento

Se sua empresa pretende realizar um evento, uma landing page pode ser usada para essa finalidade. Assim, é necessário que conste nela as principais informações em relação ao evento, como horário, público-alvo etc.

Além disso, se essa sua página de vendas for voltada para eventos, aproveite para mostrar para seu público as transformações que esse evento possa trazer.

Ou seja, mostre o benefício a ser alcançado ao participar do evento.

Finalmente, você viu quando usar uma landing page, ou seja, essa estratégia complementa suas intenções de marketing para gerar um melhor relacionamento e conversões com seu público-alvo.

Melhores estratégias para uma landing page

Algumas estratégias podem ser usadas para gerar uma landing page de sucesso, ou seja, que leve a resultados satisfatórios.

Abaixo, veja algumas estratégias para usar e criar uma landing page de sucesso:

1) Defina seu objetivo

Pergunte a si mesmo? “O que pretendo com minha landing page?”

Essa pergunta e sua resposta são importantes para a estruturação dessa página de vendas. Os objetivos de uma landing page podem ser:

  • Levar o usuário a se tornar um lead (direcionando-o no funil de vendas);
  • Levar à conversão;
  • Realizar vendas;
  • Para informar sobre um evento online.

Por exemplo, na landing page da Spotify, é possível se registrar, informando seus dados para usar alguns serviços de forma gratuita.

2) Escreva frases impactantes

Ao criar uma landing page de sucesso, use frases de valor e não seja genérico, por exemplo, não use frases como: “Essa solução é a melhor para você”.

Use frases curtas, específicas e poderosas. Por exemplo: “Veja milhares títulos de filmes de romance dos últimos 10 anos”.

Suas mensagens ou frases devem claras e resumidas, mas que transmitam os benefícios.

3) Use CTAs

Os botões CTAs devem estar visíveis e fáceis de clicar. Trata-se de um elemento chave que vai solicitar uma ação do usuário que chega à sua página.

Uma sugestão é usar cores vibrantes no botão da CTA, junto com uma frase ao criar a CTA, como estas:

  • Adquira agora;
  • Baixe gratuitamente;
  • Comece agora;
  • Teste gratuitamente;
  • Quero 60% de desconto.

4) Use títulos e subtítulos

Use títulos que ajudem o usuário a saber a proposta da página, ou seja, você pode mostrar logo de início, o que o usuário irá ganhar ao clicar no botão de CTA da sua landing page.

Quanto aos subtítulos eles ajudam a convencer o leitor a tomar uma ação positiva.

Veja, a seguir, sobre as CTAs.

Melhores CTAs a serem usadas

Quanto a call-to-action da landing page, ela é necessária para instruir seus potenciais clientes sobre o que fazer ao chegar nessas páginas de conversão.

Veja as melhores CTAs (call-to-action) para ter sucesso em uma landing page:

1) Clique e confira

Esse estímulo à ação passa um senso de urgência. Ele pode ser usado para destacar uma promoção que tem prazo para acabar. O botão da CTA deve estar bem destacado para levar aos cliques.

2) Test drive

Nesse caso, a intenção com o uso da CTA é converter leads em oportunidades. É uma chamada à ação muito usada em fundo de funil, ou seja, ela precisa ser convincente para levar a um teste grátis, por exemplo.

Depois disso, é preciso outra call-to-action para a conversão final (venda do produto).

3) Acessar gratuitamente

Como você sabe, a nutrição de leads é a base para gerar relacionamentos e a conversão final.

Então, use call-to-action, como “Acessar gratuitamente” para que o usuário acesse conteúdos ricos para ele e que ajude sua empresa na jornada de vendas.

Quanto mais relevante for o conteúdo, fica mais fácil levar o usuário para adquirir o produto que vai ser ofertado.

4) CTA enquete

Que tal promover uma enquete? Os usuários adoram responder aos questionamentos criativos.

Na sua landing page, inclua botões com respostas múltiplas para que o usuário possa votar ou responder.

Por exemplo, “Como é o bolo de chocolate dos seus sonhos?” O ideal é oferecer um brinde em troca para engajar os usuários.

Por exemplo, a Justfly.com usou esse tipo de CTA para o usuário concorrer a viagens ao responder a uma enquete.

Resumindo, essas chamadas precisam ser envolventes e personalizadas para ter um maior sucesso ao direcionar seus leads, certo?

Por fim, você viu o que é uma landing page, porque, como e quando usar.

Se você é empreendedor digital ou trabalha com estratégias digitais, seus esforços podem ter melhores resultados se você optar por usar uma página de aterrisagem, como são elas conhecidas.

Confira com a Pulsa como desenvolver e implementar landing pages que irão levar sua empresa a obter melhores resultados. Confira!

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