Agência Pulsa
Com a quantidade de dados que estão disponíveis para todo mundo, as empresas que desejam se destacar precisam utilizar o Data Mining. Afinal de contas, entender quais anúncios, vídeos e posts estão se destacando pode ajudar o negócio a melhorar sua performance e a partir disso aumentar as vendas da empresa, certo? Mas, como encontrar esses dados e saber que se trata de informações úteis? É justamente isso que o Data Mining nos ensina. Portanto, se você deseja saber como  aplicar, suas principais funções e claro, com ele pode ajudar o seu negócio a se destacar, leia este post até o final. Boa leitura.

O que é o Data Mining?

Data Mining é uma tecnologia capaz de realizar uma mineração, ou seja, filtrar uma grande quantidade de dados de uma única vez. Normalmente, o objetivo é encontrar padrões nesses dados que sejam valiosos para a empresa e ajude na tomada de decisão das estratégias da empresa para aumentar os resultados.

Para que serve o Data Mining?

De maneira geral, o Data Mining é usado em situações onde as empresas desejam encontrar informações relevantes em uma gama de dados muito alta. Assim, são utilizados um ou mais softwares, ou ferramentas de dados para que sejam avaliados os padrões presentes. Um item bem interessante é que é assim que as empresas veem padrões em vendas e comportamento do cliente, tornando o marketing mais assertivo e aumentando as vendas. Para que essa captação de dados seja satisfatória é preciso que o processo de captação e armazenamento sejam adequados para processar os dados. Assim, é essencial conhecer bem o público e assim coletar somente informações relevantes.

Onde usar o Data Mining na sua empresa?

– Prever as próximas tendências do mercado:

O Data Mining consegue reunir em um mesmo lugar diversas informações e coletar dados relacionados a um determinado período do ano. Entendendo o que aconteceu e desencadeou determinado comportamento, a ferramenta é capaz de antecipar possíveis problemas e tendências do mercado. Vamos imaginar que você tem um e-commerce e ele vende biquíni e outros trajes para curtir a praia. No ano em que a sua empresa mais vendeu, houve um movimento diferente na internet a respeito do assunto, algumas marcas lançaram novos produtos e assim por diante. Esses são comportamentos que a olho nu você não tem a capacidade de acompanhar, mas, o processo de Data Mining sim. Com esse padrão pré-determinado, acontece de ele se repetir este ano e a análise de dados nota isso. Com isso, você recebe informações de uma nova tendência surgindo e que as vendas irão bombar nos próximos meses. Assim, você consegue se antecipar a compra de novos produtos que estão dentre as opções de desejos e aumentar o lucro do seu negócio.

– Captar novos clientes e manter os antigos:

Através do uso desta ferramenta você também consegue coletar dados para entender melhor o perfil de compra do seu potencial cliente. Com mais dados coletados é possível encontrar padrões a respeito dele e a empresa consegue verificar qual é o perfil de cliente que mais compra, por exemplo. Além disso, essa é uma ótima maneira de desenvolver estratégias que consigam atrair novos leads e potenciais clientes para a empresa. Entretanto, além de atrair novos clientes, a ferramenta é capaz de oferecer insights que ajudam a manter os antigos compradores do seu produto. Assim, a empresa consegue aumentar o faturamento e o portfólio de clientes.

– Auxilia a empresa em momentos de crise:

Por fim, você pode utilizar o Data Mining em um processo de gestão de crise no seu negócio também. A ideia é que você consiga solucionar o problema na empresa, sem atingir outros setores que estão ajudando o negócio a se manter em pé. Isso acontece porque a ferramenta verifica quais são os setores que estão falhando e como isso está acontecendo. Com isso, você realiza correções pontuais que não mudam a estrutura da empresa e a colocam em risco.

Quais são as etapas do Data Mining?

– Definição de objetivo:

A primeira coisa que precisa ser feita para ser usado o Data Mining é a definição de objetivo da marca e como ele será usado. Para que o processo ocorra da melhor maneira, pense em metas e indicadores que serão necessários para analisar os dados de maneira clara. Afinal de contas, sem esses indicadores será difícil entender o que os dados estão dizendo.

– Seleção dos dados:

Aqui é o momento de você pensar de onde os dados serão retirados, para que o objetivo anterior seja atingido. Se você deseja saber onde os seus potenciais clientes estão mais caindo no funil de vendas, por exemplo, a seleção de dados precisa ser em todas as etapas da jornada de compra. Essa é uma das fases mais longas da aplicação da Data Mining, pois, será adquirido aqui uma grande quantidade de dados.

– Limpeza dos dados:

Outra etapa longa pela qual a Data Mining irá passar é a limpeza de dados, pois é aqui que será buscado padrões, informações e também possíveis problemas. Entretanto, essa etapa só dará certo se a empresa selecionar dados que façam realmente sentido para o objetivo inicial. Não faz sentido obter dados das redes sociais se a empresa quer saber o porquê os clientes não estão fechando a compra no site da loja. Todos os dados que não fizerem sentido para a empresa, nesta etapa será eliminada e, caso tenha havido uma falha na etapa anterior, aqui também haverá erros.

– Avalie os resultados obtidos:

Com os dados em mãos, chegou o momento de transformar cada um deles em informações valiosas, chegou o momento de avaliá-las e entendê-las. Analisando cada uma dessas informações, a empresa conseguirá desenvolver planos estratégicos avançados, focado em melhorar resultados específicos, como a qualidade de atendimento da empresa.

– Utilize as informações:

Agora que você tem os dados e as informações, é muito importante que as transforme em ações que, de fato, irão agregar o seu negócio. Assim, é muito mais simples solucionar problemas ou mesmo melhorar a qualidade de determinados setores. Não esqueça qual foi o objeto inicial da empresa e foque em aplicar as técnicas necessárias.

Quais são as vantagens de usar o Data Mining?

– Ajuda a competitividade:

Uma pesquisa desenvolvida pelo Global State of Enterprise Analytics 2020 apontou que 94% das empresas estão utilizando os dados para ajudar no crescimento da empresa. Esse é um movimento de mercado que não volta mais e daqui para frente a tendência é que 100% das empresas se utilizem dos dados para vender mais. Afinal de contas, o Data Mining é um ótimo meio para oferecer informações relevantes de mercado, serviços e produtos, ajudando a empresa a se tornar ainda mais competitiva.

– Encontrar pontos de melhora e tendências:

A partir do uso do Data Mining a sua empresa consegue realizar análises melhores sobre o ambiente e o mercado em que atua. Assim, com a ajuda de dados claros, fica mais simples criar estratégias de marketing e aumentar as vendas do negócio. Além disso, a empresa consegue acompanhar os leads melhor e entender qual etapa da jornada pode ser mais barata para a empresa diminuir o Custo por Aquisição de Cliente. Com a utilização da alta demanda de padrões você consegue entender melhor os comportamentos de compra e quem são seus clientes, realizando ajustes e obtendo um ROI melhor.

– Aumenta a conversão:

Além de ajudar nas vendas do seu negócio, o Data Mining é capaz de fornecer informações que irão tornar as suas estratégias muito mais assertivas, aumentando a conversão. Uma dessas aplicações é nos anúncios. Entendendo quais são os tipos, formatos e escritas de anúncios que mais impactam o seu cliente e converte em vendas, fica mais simples vender. Além disso, quando você compreende melhor quem é o seu público, o valor para captar clientes tende a ser menor, já que a jornada se torna mais curta. No final, o ROI tende a aumentar, já que a taxa de conversão frente aos clientes que entram na jornada é maior.

– Diminui os custos:

Como já mencionamos antes, o Data Mining consegue aumentar o ROI da empresa devido à assertividade no mercado. Assim, é possível, por exemplo, retirar uma etapa na jornada de compra, tornando o processo mais rápido. Tudo isso ajuda na hora de diminuir os custos, mas, algo que realmente vale destaque é minimizar erros que podem afetar a empresa. Quando muitos erros internos acontecem, alta rotatividade de colaboradores e desperdícios de recursos, os custos tendem a crescer. Entretanto, a partir desta ferramenta esse risco é minimizado.

– Consegue prever melhor o mercado:

O Data Mining oferece para você uma previsibilidade muito maior sobre a empresa, criando cenários futuros de acordo com o que aconteceu no passado. Isso ajuda a empresa a desenvolver estratégias para se antecipar a crises, queda de mercado, alta demanda de um produto e assim por diante. Através dessas informações confiáveis, você consegue obter melhores e maiores tendências.

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